JORGE TEIXEIRA – VEREADORES VISITAM ESCOLAS RURAIS E COBRAM MELHORIAS NA EDUCAÇÃO

SAM_7945DA REDAÇÃO: Os vereadores Nego da Carretinha (PSB) e Valdo do Raimundo (PTB), estiveram nesta sexta-feira (22)  fazendo visitas nas escolas pólos Graciliano Ramos (619) e Euclides Severo da Silva (653), na área rural de Governador Jorge Teixeira.

Durante a conversa com alunos, professores, funcionários e a direção das unidades de ensino, os parlamentares verificaram alguns problemas presentes nas duas escolas, ouviram os pedidos da comunidade escolar e garantiram o empenho pessoal de fazer as cobranças para que o poder executivo possa fazer as correções necessárias à melhoria da qualidade da educação municipal.

Em conversa com os vereadores o Portal JT recebeu informações de que existem problemas nas duas escolas que, se a administração municipal tivesse boa vontade de resolvê-los, os alunos e funcionários não estariam mais enfrentando tantas dificuldades.

É o caso, por exemplo, da situação que vem ocorrendo na escola Graciliano Ramos, onde por falta de providências da prefeitura, o poço artesiano construído na gestão passada encontra-se desativado e a água consumida na unidade de ensino é captada num velho e mal conservado poço Amazônico.SAM_7948

“Na escola Graciliano Ramos estamos vendo que por falta do trabalho de um eletricista, para fazer um reparo na fiação que liga a bomba submersa, o poço artesiano feito pelo ex-prefeito Chico está desativado. É inadmissível que esteja acontecendo um problema desse tipo, e há tanto tempo, numa escola tão importante e que fica há menos de 10 quilômetros da cidade”, lamentou Valdo do Raimundo.

Outro sério problema detectado pelos vereadores nas duas escolas refere-se a falta de ônibus para o transporte dos alunos. Segundo apurado, dois ônibus da frota própria da prefeitura estariam com problemas mecânicos, um deles há mais de dois meses, e os estudantes ficam horas esperando um só carro que faz o transporte em duas ou três linhas. No caso da Euclides Severo, os alunos de umas das linhas vizinha não compareceram a escola no dia da visita dos vereadores porque o ônibus escolar encontra-se quebrado.

“Nós ficamos indignados porque estamos presenciando os problemas nas escolas e a prefeita de Jorge Teixeira vai no rádio de Jaru e, na maior cara de pau, diz que está tudo funcionando normalmente”, diz Valdo.

Nego da carretinha de som disse a reportagem que ficou revoltado ao ver que, por falta de 72 metros de fio elétrico e de uma caixa de distribuição de energia, três salas de aula da escola Euclides Severo, construídas em alvenaria no mandato passado e com recursos do governo do estado, estão, há quase dois anos, sem iluminação e sem ventilação nenhuma para os alunos.

SAM_7951“Não dar para fechar os olhos para uma situação como essa. São crianças pequenas que estudam nessas três salas de aula e que junto com suas professoras ficam sujeitas ao calor e ao escuro todos os dias de aulas. Fico realmente triste e sentido de ver em Jorge Teixeira tamanho descaso da administração com esses nossos alunos”, diz Nêgo da carretinha.

A falta de energia nessas salas de aula da escola Euclides Severo já foi objeto de cobrança do vereador Irani Ribeiro no Ministério Público em Jaru. “Nessas escolas nós também já estivemos conversando com a comunidades e em todas elas sentimos a necessidade da presença do poder público no sentido de melhorar as condições das instalações físicas e na oferta do ensino de melhor qualidade para os nossos alunos”, disse o vereador Irani.

Na sessão da próxima segunda-feira (25) Nego da Carretinha e Valdo do Raimundo apresentarão indicações conjuntas notificando a prefeitura dos problemas existentes na educação municipal, em particular nas duas escolas visitadas,  pedindo a solução imediata para os mesmos.

SAM_7948

SAM_7945

SAM_7949

SAM_7946

SAM_7950 SAM_7961

PortalJT.com