JORGE TEIXEIRA – PREFEITA DEVE MAIS DE MEIO MILHÃO PARA PREVIDÊNCIA E BASE ALIADA PARCELA DÍVIDA EM CINCO ANOS

SAM_4433Jorge Teixeira – A Prefeitura de Governador Jorge Teixeira mandou para a Câmara municipal o projeto de Lei nº 027/2016 dizendo que está devendo quase Meio Milhão de reais (de Novembro de 2015 a Abril de 2016) da parte patronal para o Regime de previdência própria dos servidores do município, pede o parcelamento desse débito em 60 meses (5 anos) e, pasmem os senhores, os cinco vereadores que dão sustentação política a prefeita Cida Torquato (PMDB), votaram a favor e aprovaram o pleito de autoria da chefe do executivo.

Conforme apurado pelo Portal JT a aprovação da matéria que aconteceu na sessão da tarde desta segunda-feira (20) causou revolta no meio dosSAM_4435 servidores públicos. A Presidente do Sindicato da categoria, a professora Aline Manassés, durante a sessão, chegou a pedir pessoalmente aos vereadores para que não aprovassem o projeto em questão da forma como estava, uma vez que o prazo do parcelamento estaria excessivamente extenso e o parecer jurídico do assessor da câmara estara suscitando dúvidas, fato que não foi levado em conta pelos parlamentares Valter Siqueira (PV), Nêgo da Carretinha de som (PSB), Valdo do Raimundo (PTB), Rosa do Beto (PSB) e Eranides Pereira de Santana (PT), todos, vereadores da chamada base aliada de Cida do Nenê.

O fato que chamou a atenção na sessão foi exatamente o empenho e a pressa da vereadora Eranides, líder da prefeita, em pedir a aprovação do parcelamento. A petista, que em tese deveria ficar do lado dos trabalhadores, defendeu a aprovação sob o argumento de que o município estaria ficando inadimplente por conta da dívida.SAM_4434

Valter Siqueira disse que seu voto em favor do parcelamento do débito deu-se em função do fato dele ser radicalmente contra a criação de fundos de previdência própria. Para o vereador de Colina verde, previdência municipal é igual Galinha do mato. O vereador explicou a comparação dizendo que a galinha criada no mato, bota um ovo de manhã, à tarde o Gambá come (o ovo), e o saldo é sempre zero.

Já os vereadores do bloco de oposição, Liliana Nunes (PSD), Irani Ribeiro (PR) e Neusa Almeida (PDT), que votaram contra o parcelamento da dívida, defenderam o interesse dos servidores.

Liliana, que durante seu discurso mostrou documentos emitidos pelo TCE – RO apontado sérios problemas que podem está ocorrendo na gestão do Fundo de previdência de Jorge Teixeira, foi categórica em dizer que o que a prefeita está fazendo é comprometendo as receitas do município, agora nos últimos meses de sua administração, e pelos próximos cinco anos, ou seja, para gestões futuras.

Irani compartilhou a opinião de Liliana e fez um comparativo do que está ocorrendo com a previdência própria no momento e o que ocorreu na gestão do ex-prefeito Chico. De acordo com Irani, a administração anterior sempre manteve em dia o repasse do fundo e, somente no final, atrasou 60 mil, mas deixou o dinheiro em conta.

Conforme levantado pelo Site, a prefeita do município, além de apresentar esse rombo na conta do Regime Próprio de previdência, com um débito que pode passar de R$ 600 mil reais, se considerado o período de atraso no pagamento da parte patronal entre os meses de Novembro de 2015 a Junho de 2016, compromete seriamente as finanças da Prefeitura, o que poderá, num futuro próximo, engessar as finanças públicas e causar sérios problemas para a população em geral.

A reportagem vai procurar a presidência do GJT PREVI e a assessoria da Prefeita Cida para saber mais informações acerca dessa dívida.

Portal JT