JORGE TEIXEIRA – PEDIDO DE REMANEJAMENTOS PODE ATRASAR SALÁRIOS DE SERVIDORES

DA REDAÇÃO – Um projeto de Lei enviado à Câmara municipal pela prefeita de Governador Jorge Teixeira Cida do Nenê (PMDB), no qual pede aos vereadores a autorização para fazer remanejamentos dentro do orçamento público do município, poderá, se providências urgentes não forem tomadas, atrasar em alguns dias o pagamento do salário do mês de Agosto dos servidores da prefeitura municipal.

Segundo informações levantadas pela reportagem, o Projeto de Lei que foi  apresentado na manhã desta quinta-feira (27) na comissão de Obras, Assistência social, Educação e Cultura, traz em seu conteúdo o pedido de urgência para aprovação e solicita que os parlamentares assinem em baixo para que a prefeita faça o remanejamento de recursos para a folha de salários, para gastos com a Secretaria de Obras e outras despesas decorrentes de atos da administração. 

O projeto, que está na ultima instância que tramita na Câmara antes de ser votado em plenário, pode demorar alguns dias para ser apreciado no poder legislativo, haja vista que não pede dinheiro somente para a folha de pegamento, mas também, trata do pedido de crédito adicional para cobrir gastos e/ou despesas com serviços prestados que, até onde se sabe, não são de total conhecimento de alguns dos vereadores.

Procurada pelo Portal JT para falar sobre o assunto, a vereadora Liliana Nunes (PSD), presidente da Comissão que analisará o PL, disse que mais uma vez a prefeita do município usa o argumento do atraso no pagamento dos funcionários para empurrar “goela abaixo” dos vereadores um projeto de Lei que vai autorizar a mesma a pagar despesas que foram ou estão para ser feitas sem o devido conhecimento da Câmara Municipal.

“Esse Projeto pedindo o remanejo de recursos no orçamento para cobrir despesas da administração, que por sinal chegou na manhã de hoje (quinta-feira, 27) na minha comissão, não está acompanhado de detalhes e não trata exclusivamente de crédito adicional para pagamento dos salários dos servidores, muito pelo contrário, junto com a solicitação de recursos para cobrir as despesas com pessoal, a Prefeita mais uma vez tenta engabelar os vereadores para que assinemos um cheque em branco para ela gastar onde, como e com o que quiser o orçamento público municipal. Por saber que o dinheiro do povo não aguenta desaforo, digo que, se a equipe da prefeitura não desmembrar o remanejamento dos recurso para a folha dos servidores, vai ficar dificil aprovar esse projeto de Lei”, diz Liliana.

A vereadora também informou ao Site que dentro do mesmo Projeto existe o pedido de aprovação para alterar três leis do município.

Liliana disse ainda que recebeu em sua sala a visita da chefe de gabinete Erilan Santana, que pediu celeridade na análise do projeto, mas segundo a vereadora, ela pediu a assessora da prefeita que o pedido de dinheiro para pagar a folha seja separado dos demais, caso contrário, mais detalhes sobre o projeto deverão ser solicitados e enviados à comissão.

‘Num momento de crise que todos nós enfrentamos, inclusive financeira, a Prefeita do município deveria valorizar os servidores públicos e mandar um pedido de orçamento exclusivo para pagamento de seus salários. Mas ela faz exatamente o contrário, mistura num mesmo projeto vários assuntos e tenta, numa manobra que já é bastante conhecida, fazer com que a câmara aprove os absurdos que são cometidos na gestão de sua responsabilidade”, concluiu Liliana.

Com a palavra as pessoas que estão a frente da administração de Governador Jorge Teixeira.

OPINIÃO – Olha, de dois em dois ou de três em três meses a prefeita Cida vem pedindo remanejamento de orçamento ou crédito adicional para pagar o salário e outras despesas com os funcionários. A pergunta que não quer calar é: porque a prefeita não pede a Câmara que aprove um valor no orçamento que cubra as despesas com a folha de pagamento para o resto do ano, inclusive com previsão do 13º salário? Todos os recursos que serão remanejados, caso o PL seja aprovado, não serão suficientes para cobrir as despesas até o fim de 2015 e, mais cedo ou mais tarde, os vereadores serão novamente colocados contra a parede. Coisas de um país onde se brinca com a administração pública! (Antonio Luiz)

Portal JT