JORGE TEIXEIRA – PREFEITA NÃO QUER COLOCAR ÔNIBUS PARA TRANSPORTAR UNIVERSITÁRIOS

ad2

DA REDAÇÃO:  Mais de 150 estudantes universitários de Governador Jorge Teixeira, que semanalmente têm que se deslocar até a vizinha cidade de Jaru, onde funcionam faculdades à distância e cursos técnicos do governo federal, para cursarem o nível superior, ao que parece, vão ter que continuar pagando lotação em Táxi, alugando carros particulares ou indo em veículo próprio para chegarem ao local onde estudam.

A razão disso tudo é que prefeita de Governador Jorge Teixeira, Cida do Nenê, do PMDB, está dando claros sinais para as pessoas que correm em busca do beneficio de que não tem interesse algum, pelo ,menos neste ano, de colocar á disposição dos acadêmicos um ônibus escolar para fazer o transporte dos mesmos.

A prefeita, depois que foi procurada pelos interessados no transporte dos universitários, participou de um encontro com vereadores na Câmara Municipal e, de acordo com registros feitos pela imprensa local, a mesma comprometeu-se em verificar a possibilidade de atender ao pedido dos alunos. (Ata da reunião)

Acontece que, mesmo os alunos se comprometendo a bancar o combustível e a pagar a diária do motorista do ônibus, dois meses depois da reunião, a prefeita Cida, seus assessores e os vereadores que diziam que iriam ajudar, não falam mais no assunto.

Informações colhidas junto a assessores da Prefeitura lotados na Secretaria de educação dão conta de que todo o levantamento solicitado pela administração foi feito e que a documentação está pronta para ser enviada ao gabinete da prefeita, para a tomada de providências. Porém, o Portal JT teve acesso a uma informação, vinda de uma fonte segura, que dá conta de que a prefeita Cida do Nenê não está nem um pouco preocupada com a situação dos estudantes e que ela não tem interesse algum em mandar o projeto de Lei para ser votado na Câmara.

Os motivos para tanta indiferença, segundo a fonte, seriam dois: O Primeiro seria porque ela (a Prefeita) moveu uma ação contra o ex-prefeito Chico de Souza, denunciando que o mesmo fez o transporte dos alunos durante todo o tempo em que foi prefeito, sem o devido amparo legal, e o segundo, pasmem os senhores, seria porque a ideia partiu de um professor que faz parte da oposição à administração municipal.

LEI FEDERAL PERMITE USO DOS ÔNIBUS PARA TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS

A Lei Federal 12.816, sancionada pela presidente da República no dia 5 de junho de 2013, em seu artigo 5º e parágrafo primeiro, garante aos universitários de todo o Brasil o direito ao uso dos Ônibus escolares do programa ‘Caminhos da Escola’ do Governo Federal para se deslocarem às cidades onde cursam o ensino superior.

ART. 5O A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, APOIARÁ OS SISTEMAS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS NA AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE ESTUDANTES, NA FORMA DO REGULAMENTO.

PARÁGRAFO ÚNICO. DESDE QUE NÃO HAJA PREJUÍZO ÀS FINALIDADES DO APOIO CONCEDIDO PELA UNIÃO, OS VEÍCULOS, ALÉM DO USO NA ÁREA RURAL, PODERÃO SER UTILIZADOS PARA O TRANSPORTE DE ESTUDANTES DA ZONA URBANA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONFORME REGULAMENTAÇÃO A SER EXPEDIDA PELOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS.

Opinião: Olha, eu mesmo procurei o gabinete da prefeita por duas ou três vezes para saber em que pé está o andamento da questão e em todas elas escutei da assessoria que a prefeita estaria no aguardo do levantamento vindo da Secretaria de Educação para posterior providências. Tive a preocupação de procurar a pessoa responsável pelo envio dos documentos e recebi a promessa de que em dois dias a papelada chegaria no gabinete de Cida do Nenê. Nesse intervalo, pedi a uma pessoa que tem trânsito livre na prefeitura que fizesse uma sondagem em meio a administração para saber das razões pelas quais o projeto estaria demorando tanto para chegar à Câmara Municipal. Foi aí que tive a confirmação do que já suspeitava: a prefeita Cida do Nenê não está com um pingo de vontade de ceder o ônibus escolar para transportar os nossos universitários.

Resta dizer que prefeita municipal e os cinco vereadores de sua base estão, com essa omissão, perdendo uma ótima oportunidade de se redimirem dos erros que têm cometido quando o assunto é a educação de Governador Jorge Teixeira. Quero, contudo, parabenizar a postura da professora Daniele e do Janiel, Secretaria e diretor da educação respectivamente, que desde o inicio apoiaram a iniciativa. Ao mesmo tempo, quero lamentar a atitude de algumas pessoas que se comprometeram em ajudar os universitários, mas, ao serem cobrados por esse escriba, viram as costas ou se escondem de quem está cobrando. Uma pena! (Antonio Luiz)

PortalJT.com