ELEIÇÕES: PESQUISA INDICA VANTAGEM DE 4% PRÓ EXPEDITO JR. NA CORRIDA PELO GOVERNO

Por o Rondoniense: A penúltima pesquisa de intenção de votos do Instituto Fonte Real para o segundo turno ao Governo de Rondônia mostra uma reação do candidato tucano Expedito Junior em relação ao peemedebista Confúcio Moura. Segundo a pesquisa, Expedito possui hoje 49,11% das intenções de voto contra 45,18% de Confúcio.

Ao analisar os dados de todas as regiões, é notório que há um grande equilíbrio entre os dois políticos nas diversas regiões do Estado: Expedito Junior tem a preferência do eleitorado nas regiões do EIxo Madeira e Vale do Jamari; Confúcio domina as intenções nas regiões da Bacia Leiteira, Cone Sul, Central e 429. Confúcio tem a maior preferência em JI-paraná, o segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Em compensação, Expedito tem a maior preferência na capital Porto Velho, o maior colégio eleitoral. Expedito tem recebido mais e mais adesões, principalmente porque possui duas propostas que agradou o eleitor: a efetivação da transposição dos servidores públicos (já garantido inclusive como proposta do candidato Aécio Neves à Presidência) e criação da Secretaria Metropolitana, somente para cuidar da capital.

Confúcio tem levado certa vantagem porque está com a máquina pública nas mãos, isso sem contar que conseguiu eleger a maioria dos deputados federais e a única vaga em disputa para o Senado. Enfrenta uma rejeição grande na capital, principalmente pelos escândalos de corrupção em seu Governo. Já Expedito Junior trabalha sem recursos e sobrevive do bom trabalho que realizou no Senado.

Do jeito que a disputa se encontra, a vitória é incerta para os dois lados, e ainda há muito voto para garimpar em todas as regiões. Faltando menos de dez dias para as eleições, o último debate vai decidir o voto de muita gente.

CONFIRA ABAIXO, POR REGIÃO, COMO ESTÁ A PREFERÊNCIA DO ELEITORADO:

CONE SUL

 
 
PARTIDO
CANDIDATO
%
PMDB CONFUCIO MOURA
46,43
PSDB EXPEDITO JÚNIOR
44,64
 
NÃO OPINARAM
8,93

 

 

REGIÃO CENTRAL E CAPITAL DO CAFÉ E 429
 
PARTIDO
CANDIDATO
%
PMDB CONFUCIO MOURA
45,45
PSDB EXPEDITO JÚNIOR
42,99
 

NÃO OPINARAM   

11,55

 

 

BACIA LEITEIRA
 
 
PARTIDO
CANDIDATO
%
PMDB CONFUCIO MOURA
49,60
PSDB EXPEDITO JÚNIOR
45,67
 

NÃO OPINARAM   

4,72

 

 

GRANDE JAMARI

PARTIDO
CANDIDATO
%
PSDB EXPEDITO JÚNIOR
54,24
PMDB CONFUCIO MOURA
43,22
 
NÃO OPINARAM
2,54

 

 

EIXO MADEIRA
 
 
PARTIDO
CANDIDATO
%
PSDB EXPEDITO JÚNIOR
53,98
PMDB CONFUCIO MOURA
44,62
 

NÃO OPINARAM   

1,40

DADOS DA PESQUISA:

PESQUISA REALIZADA ENTRE OS DIAS 8 A 11 DE OUTUBRO DE 2014 COM 1.700 ENTREVISTADOS

REGISTRADA NO TRE-RO COM O NÚMERO 000040/2014, ENCOMENDADA PELO SITE  O RONDONIENSE

Estatístico responsável: Alexandre Vasconcelos Lima
Registro do estatístico no CONRE: 8631

A margem de erro é + ou -2,8% e 95% de confiança de acerto.

MUNICÍPIOS PESQUISADOS: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenta Bueno, Espigão D´Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Vale do Anari, Jaru, Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Buritis, Cujubim, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Ministro Andreaza, Urupa, Alvorada do Oeste, Nova Brasilandia, Chupinguaia e Corumbiara.

Fonte: Orondoniense

PortalJT.com